03 abril 2023

FLEXIBILIDADE INTERIOR

FLEXIBILIDADE INTERIOR

           "Adaptar-se às mais diversas situações é algo que o ser humano deve aprender ao longo da história. Tal realidade, desde os tempos mais remotos, fizera muitas vezes submeter à própria vontade como condição para novos progressos.

           Um discurso recorrente afirma que, diante de um cenário hostil, "sobrevive o mais forte". Já uma tradição oral japonesa, muita antiga, reflete que há dois tipos de força: a força exterior e a força interior. Contudo, também traz uma advertência: "a força exterior definha com o acúmulo dos anos. enquanto a interior é perene e aumenta com a idade".

            Ser forte em nada se assemelha a uma pessoa fisicamente favorecida. Mas, se alguém que é forte na essência, no seu interior, e que por meio dessa habilidade é capaz de tomar as melhores decisões, adaptar-se a novos cenários, compreender e assimilar novas perspectivas.

             A flexibilidade como competência passa, invariavelmente, pela habilidade da escuta ativa. Assim uma pessoa flexível é aquela capaz de ouvir, verdadeiramente, o outro, de acolher, inclusive, o não dito (as entrelinhas).

           O maçom que se permite ouvir, integralmente, opiniões contrárias às suas, demonstra flexibilidade por entender que há sempre a possibilidade de fazê-las caminhar ao seu lado sempre que houver interesse de se adaptar a elas.

         Voltaire, filósofo iluminista francês, a seu tempo já identificava a importância de se aceitar que existem outras realidades diante de diferentes pontos de vistas. Credita-se a ele comumente a célebre frase: "eu não concordo com uma do que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las".

Obs.: Texto original publicado em 18 de julho de 2013 por Luciano Borges. Cópia postada em 03 de abril de 2023 por Erasmo José Gonçalves dos Santos como reflexão acadêmica que apresentou na sessão do dia 02 de abril de 2023.


Ir. Erasmo José Gonçalves dos Santos
Vice-Presidente da ACML
Acadêmico Titular da Cadeira nº 31 cujo Patrono é José Castellane

Nenhum comentário:

Postar um comentário