18 dezembro 2023

O TEMPO NÃO ESPERA PELO TEMPO

 O TEMPO NÃO ESPERA PELO TEMPO

 

              O tempo passa rápido, tão depressa que, muitas vezes, não percebemos que nos perdemos no tempo. O que deveria ser já não é, porque já passou e a oportunidade que poderia acontecer já não existe mais. Tudo agora é passado e precisamos focar nossa atenção no presente.

            A grande maioria de nós sentimos dificuldades de viver o presente, como o presente deve ser vivido. Uma grande multidão está presa no passado, com seus traumas e desilusões e fazem parte do exército das pessoas com depressão, outra grande multidão está aprisionada no futuro (um futuro que nunca será sua realidade) e, aí temos aqueles que apresentam uma ansiedade doentia e paralisante. E, quantos estão aproveitando para viver o tempo presente?

                       Viver o presente. Esse é um convite para todos nós. Focar atenção no agora, no dia de hoje, nos problemas do momento, nas soluções do agora. Aproveitar as coisas boas que estão na nossa frente e, talvez, por estarmos presos ao passado ou ao futuro, não conseguimos enxergar as oportunidades que se apresentam e que podem transformar a nossa vida.

                    Muitos podem dizer: não tenho culpa de ter sofrido traumas no passado e agora está sofrendo as consequências de situações difíceis e complicadas que fui vítima. Parece ser verdadeira essa afirmativa, talvez. Mas, o que deveremos fazer? Continuar se reclamando, se vitimizando não é uma boa escolha. É preciso que possamos nos libertar dessas prisões do passado para podermos ser, realmente, livres e felizes.

                     Através do perdão vamos acertando as contas com o passado. Perdoar é preciso para que possamos alcançar a felicidade. Perdoar àqueles que nos ofenderam (tanto àqueles que temos consciência do que fizeram conosco, quanto àqueles que não temos consciência alguma) e, principalmente, procurar se perdoar por tudo o que fez ou deixou de fazer, no seu passado.

                  A partir do momento que você lembrar fatos passados e não aja mais sofrimento por essa lembrança, você conseguiu se entender consigo mesmo. O passado passou e não trará mais sofrimento para você e não conseguirá mais te deixar preso ao tempo que passou e não volta mais. Isso é libertador. O prazer de viver será uma constante em sua vida.

                      Muitas pessoas estão procurando investigar o seu passado, procurando através da TVP receber informações de quem foram e o que fazia em vidas passadas. Esse tipo de curiosidade pode trazer problemas, uma vez que se chegar a conclusão que foi uma pessoa com um passado nada agradável, vai ficar envergonhado, talvez, o sentimento de culpa possa se acentuar ainda mais. Caso tenha sido uma pessoa exemplar, o que é improvável, ficará uma pessoa muito orgulhosa e que provocará dificuldades com o relacionamento social.

                 Ter curiosidade para saber quem fomos, talvez, não seja uma escolha inteligente, porque na vida presente, somos a nossa versão mais melhorada, pois evoluímos até chegar a sermos o que somos hoje.

               Somos a somatória de todas as experiências adquiridas.


Ozéias Caetano da Silva

Acadêmico Titular da Cadeira nº 8 - Patrono: Monteiro Lobato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário