28 setembro 2021

ACML RECEBE REPRESENTANTES DA CULTURA CARUARUENSE PARA DIVULGAÇÃO DO PROJETO DE CRIAÇÃO DO CENTRO DE TRADIÇÕES CULTURAIS DE CARUARU - CTCC

 ACML RECEBE REPRESENTANTES DA CULTURA CARUARUENSE PARA DIVULGAÇÃO DO PROJETO DE CRIAÇÃO DO CENTRO DE TRADIÇÕES CULTURAIS DE CARUARU - CTCC


        No último domingo, dia 26 de setembro, a Academia Caruaruense Maçônica de Letras realizou a sua reunião mensal, que contou com um número expressivo de acadêmicos e a presença de convidados que abrilhantaram o referido evento. A ACML tem como seu objetivo não somente apresentar, discutir e deliberar sobre temáticas ligadas ao conhecimento maçônico, mas, todos os temas sociais, culturais, econômicos e outros, que seja de interesse da sociedade. Entre os convidados que se fizeram presentes, registramos: o fotógrafo Armando José de Lima; a Produtora Cultural Socorro Maciel; o líder religioso José Naércio Alexandrino da Silva, representante das religiões de matriz africana; o professor Jairo de Azevedo de Moraes; a empresária Gilma Leonel e a Vereadora de Caruaru e Advogada Dra. Perpétua Dantas. Na reunião, o fotógrafo Armando Lima apresentou o projeto de criação de um Centro de Tradições Culturais de Caruaru para difundir todas as tradições culturais da Terra do Mestre Vitalino, que é conhecida como a capital do forró, o País de Caruaru, porém não se encontra muitas apresentações de forró na cidade, apenas se resume a eventos durante o mês junino.

Armando Lima
        O fotógrafo Armando Lima que, também, é membro da Maçonaria, registrou que se faz necessário se ter uma entidade em Caruaru que possa agregar os artistas nas suas diversas artes para poder melhor representar Caruaru no cenário nacional e internacional. Citou como exemplo o CTC gaúcho que está espalhado por muitas cidades brasileiras fazendo a defesa da cultura gaúcha. Enfatizou a necessidade se ter um espaço para instalar o CTCC para poder se vivenciar a cultura durante o ano inteiro e, não somente, ficar priorizando eventos que se realizam durante o mês dos festejos juninos. A produtora cultural Socorro Maciel, também usou da palavra, e registrou que Caruaru possui 16 seguimentos culturais que necessitam estarem inseridos no Centro de Tradições Culturais de Caruaru para poderem serem valorizados e incentivados a aprofundarem seus conhecimentos específicos da área de atuação, para que sejam divulgados e possam gerar renda para todos os envolvidos. Informou que fora criado em Caruaru, o Conselho Municipal de Cultura no ano de 2017, porém se faz necessário que o Poder Legislativo Municipal aprove a criação do Fundo Municipal de Cultura. O Projeto de Lei que que cria o Fundo Municipal de Cultura está na Casa Legislativa aguardando deliberação por parte dos Senhores Vereadores Caruaruenses.

Socorro Maciel
        A produtora Cultural Socorro Maciel tem uma larga experiência no campo da Cultura, pois desde o berço foi educada a compreender a importância da cultura de uma sociedade que tem o potencial de transformar realidades, não somente culturais, mas, também econômicas, pois a cultura gera renda, cria empregos e desperta o sentimento de pertencimento de toda a comunidade pelo lugar onde reside e constrói seus laços familiares e comunitários. 

        O irmão Armando Lima é um entusiasta desse projeto, pois defende que é necessário buscar preservar a memória cultural do Município de Caruaru. Desse assunto é um grande conhecedor, pois na sua atividade profissional como fotógrafo, há 38 anos, tem, não somente registrado, mas colecionado muito material que necessitam receber o cuidado especial de uma instituição que tenha a preocupação de preservar e cuidar de todo um acerco cultural que venha a ter acesso. A preocupação de garantir às futuras gerações, o repasse das tradições culturais caruaruense deve ser um compromisso de toda a sociedade caruaruense, principalmente, daqueles que são os artistas da Terra da Arte do Barro, dos compositores, cantores, repentistas e tantos outros que com sua arte eleva o nome de Caruaru, engrandecendo toda a nossa Cultura.
Dra. Perpétua Dantas

        Participou da reunião, a Advogada e Vereadora, a Dra. Perpétua Dantas que muito engrandeceu o debate sobre a criação e organização do Centro de Tradições Culturais de Caruaru. Registrou sua alegria em poder participar nas discussões em torno da preservação da memória do povo caruaruense. Refletiu sobre a necessidade de se discutir a Política Municipal de Cultura dizendo que a Cultura não é gasto, mas investimento que gera desenvolvimento. Aproveitou o momento e citou vários nomes de artistas caruaruenses que caíram no esquecimento, pois não houve um registro dessas memórias para que trouxessem para a geração do presente a importância da obra que fora construída com tantos esforços e superações de obstáculos no caminhar desses artistas. Mencionou sua luta em favor da criação do Fundo Municipal de Cultura, Projeto de Lei este que está tramitando na Casa Legislativa, mas que não tem avançado, o tanto gostaria, para ser apreciado pelo plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Caruaru. Dra. Perpétua Dantas é advogada militante na cidade de Caruaru e região e, como operadora do Direito e professora universitária, tem se destacado pelo trabalho que realiza na formação acadêmica da juventude do Agreste Pernambucano.

        A nossa Academia muito se alegrou pela presença dos convidados e demonstrou interesse de discutir melhor esse tema, em reunião posterior, onde será deliberado sobre o apoio desta ACML ao projeto de criação do CTCC - Centro de Tradições Culturais de Caruaru, pois se entende que a Cultura de um povo é fundamental para o desenvolvimento social.  Vários acadêmicos se pronunciaram em favor dessa proposta que vai alegrar toda a classe artística do Município de Caruaru. A ACML continua a trabalhar em prol do melhor para Caruaru e toda a região Agreste. 

        Eis algumas fotos da Sessão:
Convidados e Acadêmicos








        A Academia Caruaruense Maçônicas de Letras é um orgulho para a maçonaria pernambucana.


Secretaria da ACML

Nenhum comentário:

Postar um comentário