07 fevereiro 2022

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DA NOSSA HISTÓRIA

 

 A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DA NOSSA HISTÓRIA

    O conhecimento da história de um povo é muito importante para poder se compreender o presente e buscar planejar e construir o futuro. As experiências que foram adquiridas e acumuladas ao longo da vida servem para nos fortalecer enquanto cidadãos, pois tendo o conhecimento, sabemos de onde vimos, o que somos e para onde queremos ir.

    Neste sentido, conversar com as pessoas que tem um pouco mais de experiência de vida, traz um grande benefício para a geração da atualidade. Conhecer as histórias, obstáculos, potencialidades, aspectos negativos e positivos que foram preciso serem enfrentados e superados, acresce em cada pessoa experiências que marcarão toda a sua vida.

    Hoje, quando estamos a dialogar com  as pessoas idosas, elas tem a capacidade de nos dá uma grande lição para aprimorarmos nossa técnica de como lhe dar com algumas situações conflituosas, pois a experiência vale muito na hora da resolução do problema. Percebe-se que a terceira idade tem a experiência e a juventude tem a força. Quando se soma experiência com a força, se tem a possiblidade real de superar quaisquer desafios que estejam impedindo o nosso crescimento pessoal, intelectual e social. A força deve ser uma energia impulsionadora que gera uma corrente energética que é capaz de trazer as condições necessárias para alcançar o objetivo pretendido. A força é a vontade, o desejo de alcançar uma meta que fora estabelecida.

    Nesse tempo atual, verifica-se que muitos idosos ou, simplesmente, muitos membros da corrente da terceira idade estão sendo esquecidos pelos seus familiares. Estão sendo negligenciados, tudo em nome da modernidade e modernização de um Capitalismo selvagem que distancia as pessoas, que trabalha a cabeça de muita gente para valorizar o trabalho de forma extremado e de incutir na mente humana que qualquer pessoa que não esteja mais na idade produtiva, já não representa muito valor nessa sociedade excludente, preconceituosa e desumana.

    Percebe-se a valorização do ter em detrimento do ser. Esquece-se de que as experiências são fundamentais para o progresso de um povo. Necessário é que se comece a perceber que todos aqueles que doaram suas vidas em prol de um projeto maior, precisam ser reconhecidos e enaltecidos para que sirvam de bons exemplos para as gerações do presente e do futuro.

    Que possamos refletir melhor sobre o nosso comportamento diante desse cenário em que vivemos onde a oportunidade de se ter uma vida longa está sendo dada a tantas e tantas pessoas. Que a nossa atenção seja redobrada para poder beber da fonte do conhecimento que é trazido até nós pelos entes queridos, que todos nós temos e, assim podermos assimilar tais experiências que se somarão a nossa força para que possamos vencer os obstáculos que a vida nos apresenta.

    Avante idosos na luta pelo compartilhar de experiências. A nossa geração necessita ouvir mais suas histórias e. mesmo que não se demonstre que essas experiências são importantes, não se tem dúvida alguma que servirá para orientar cada vez mais uma sociedade carente de boas orientações.

       Nossos rituais certamente tem nos encaminhado para reflexões mais profundas sobre o Edifício Social que precisamos e devemos reconstruir. A Maçonaria tem nos inspirado a debater esta temática, portanto, fortaleçamos as nossas Oficinas.


Ozéias Caetano da Silva, 33º

Acadêmico Titular da Cadeira nº 08 – Patrono: Monteiro Lobato



Nenhum comentário:

Postar um comentário