23 fevereiro 2022

"Da luz que de si difunde. Sagrada filosofia. Surgiu no mundo assombrado. A pura Maçonaria"

"Da luz que de si difunde

Sagrada filosofia
Surgiu no mundo assombrado
A pura Maçonaria"

 
           Na semana que o mundo comemorou o Dia Internacional do Maçom, a saber: 22 de fevereiro, nossa ACML realizou mais uma grande sessão que contou com um numero expressivo de acadêmicos que puderam dialogar e debater temas importantes para a Maçonaria Caruaruense. Os dias que estamos vivendo não tem sido fáceis em razão da pandemia da Covid-19 que se espalhou pelo mundo e que, de certa forma, tem atrapalhado, em muito, nossas reuniões maçônicas em todo o Brasil. Com relação a nossa Academia temos procurado nos reunir com todos os cuidados que são orientados pelas autoridades sanitárias do Brasil. Neste mundo temos uma missão e essa missão já se demonstra no hino da maçonaria que diz: "Da luz que se difunde / Sagrada filosofia / Surgiu no mundo assombrado / A pura Maçonaria / Maçons, alerta / Tende firmeza / Vingai direitos / Da natureza". O maçom é um construtor social. Sua preocupação é com o fortalecimento do tecido social para poder trabalhar a construção do edifício social.

       Nossa ACML está muito comprometida em desenvolver um trabalho visando o crescimento intelectual, não somente dos seus membros, mas de toda a maçonaria caruaruense e regional. Projeto dessa envergadura será o Concurso Literário que vai reunir alguns textos produzidos pelos obreiros da Arte Real do Oriente de Caruaru e que serão publicados em um livro de coletâneas, ainda no ano de 2022. Vários serão os projetos que vão ser desenvolvidos, o que marca a atuação acadêmica da ACML, como sendo uma entidade de grande valor cultural e intelectual para a Maçonaria pernambucana. Na sessão realizada no último dia 20 de fevereiro, tivemos a reflexão acadêmica feita pelo Acadêmico Ozéias Caetano da Silva que discorreu sobre os Efeitos da Pós-Modernidade. Nessa reflexão pudemos perceber as transformações que vivenciamos nesses dias hodiernos e que nos coloca sempre em atenção aos valores novos que estão sendo disseminados no seio da sociedade. Como dizem alguns intelectuais, as relações sociais estão cada vez mais líquidas. 

      O Acadêmico José Roberto pode nos proporcionar de conhecimentos sobre a biografia do patrono de sua Cadeira, a Cadeira de número 26, cujo patrono é Antonio Carlos Gomes que, em breve, será publicada neste blog. No que se refere ao Concurso Literário, também, em breve, será publicado neste blog o Regulamento para conhecimento de todos, além de ser apresentado em cada Loja do nosso Oriente para que haja grande divulgação.

       Compreendendo esse novo momento que a maçonaria brasileira está vivendo, e fazendo a atualização do Regimento Interno da Academia, foi proposto uma alteração para melhor adequação do Regimento Interno com a Legislação Maçônica Brasileira, que alterou o Artigo 13 do Regimento Interno de nossa ACML que passa a ter o seguinte texto: 

Art. 13 - A Academia Caruaruense Maçônica de Letras terá 33 (trinta e três) Cadeiras, que serão ocupadas pelos seus membros efetivos vitalícios, e são exclusivas para os Mestres Maçons com, no mínimo, 1 (um) ano de exaltação, pertencentes ao Grande Oriente do Brasil (GOB), Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB) ou Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), e que tiverem suas propostas de admissão aprovadas em plenário.

§1º - A regularidade será, anualmente, atestada mediante apresentação de Certidão expedida pela Obediência Maçônica, acima citada a que pertence o membro, apresentando-se até o mês de março de cada ano juntamente com o Cadastro de Identificação Maçônica.

§2º - A ACML terá ainda membros beneméritos, honorários e correspondentes, que poderão participar de todas suas sessões, exceto as extraordinárias.  

§3º - Os membros beneméritos honorários e correspondentes serão admitidos com o voto da maioria dos membros efetivos presentes em sessão ordinária, e suas qualificações deverão estar de acordo com os Estatutos da ACML.

§4º - Aos membros beneméritos, honorários e correspondentes serão fornecidos os respectivos Diplomas.

§5º - Aos membros efetivos da Academia serão fornecidos Diploma de Acadêmico, Medalha de Membro, Toga e Cédula de Identificação da ACML.

§6º - Os membros efetivos, aprovados, somente terão seus nomes inscritos no Quadro da ACML, depois de empossados pessoalmente, em sessão solene, quando  passarão a gozar das prerrogativas que lhes caibam, e se membro correspondente após declarar em carta à Academia que aceita a eleição.

§7º - O membro efetivo poderá se licenciar por um período de até 6 (seis) meses para:

a) tratamento de saúde;

b) tratar de interesses particulares.

§8º- A licença deverá ser requerida por escrito, constando o motivo do pedido e devendo a mesma ser deferida pela Assembleia.

     Como se verifica a ACML está trabalhando com muita firmeza e fortalecimento para atender os objetivos para os quais fora fundada no ano de 2003. Em breve, teremos novas posses de Acadêmicos para fortalecer, ainda mais, a nossa ACML. O ano de 2022 é tempo de prosperidade para a ACML e para a Maçonaria do País de Caruaru.

          Segue as fotos dos membros acadêmicos presentes na sessão do dia 20 de fevereiro de 2022.














Secretaria da ACML

Nenhum comentário:

Postar um comentário