13 outubro 2022

A MAÇONARIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA SOCIEDADE

 A MAÇONARIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA SOCIEDADE


           O mundo tem visto inúmeras instituições serem criadas com o objetivo óbvio de contribuírem com o desenvolvimento social, político, econômico, financeiro, religioso e tecnológico da humanidade. Desde a Idade Média até a Idade Contemporânea são quase que incontáveis a quantidade dessas instituições que deixaram grandes marcos em benefício das mais diversas transformações que podemos, caso desejássemos, observar e registrar neste texto. Entre tantas instituições, temos orgulho de ver o trabalho desenvolvido pela maçonaria universal em prol de uma sociedade com menos desigualdades sociais e a favor da liberdade, igualdade e fraternidade, tendo a democracia como um valor basilar, da qual não se pode abrir mão.

           Neste aspecto, a maçonaria dá um grande exemplo para o mundo, democraticamente, quando nas suas Lojas e nas suas Obediências, o processo de escolhas de seus Dirigentes é feito através de processo eleitoral, onde se procura obedecer, rigidamente, os regulamentos internos de cada potência maçônica e os resultados dessas escolhas são respeitados pelo conjunto de obreiros da Arte Real.

             A Maçonaria, portanto, é uma grande benfeitora da humanidade, pois por onde foi instalada pode oferecer todo o seu trabalho e filosofia para transformar a realidade das localidades a partir da iniciação de milhares e milhares de homens de bem, livres e de bons costumes, que estão, a cada dia, trabalhando com mais intensidade, buscando construir uma sociedade melhor de se viver.

           Nesse trabalho esteve junto de quem defendia o fim da escravidão, esteve junto de quem defendia a independência das regiões colonizadas pelas grandes potências européias a fim de construírem um Estado Nacional que pudesse melhor atender aos interesses locais. Esteve do lado da ciência, sempre a apoiando, para que as grandes descobertas científicas pudessem ser uma realidade no mundo. Esteve apoiando a liberdade religiosa para que os cultos das mais diversas tradições pudessem ser realizadas sem que houvesse a interferência do poder do Estado proibindo a realização dos mesmos, bem como, dificultando o acesso aos seus fiéis. Lutas libertárias, proclamações de independências de um grande número de países, instalação de diversos tipos de Governo, defesa da arte, da cultura, da música e da literatura em geral, teve amparo e acolhida da Sublime Arte Universal.

          A Maçonaria muito fez para construir o mundo que temos hoje, mas como tem sido o trabalho da maçonaria nesses tempos hodiernos? Será que a maçonaria está cumprindo com o seu objetivo para a qual foi instituída, desde os tempos da Revolução Francesa ou mesmo desde o tempo do Rei Salomão?

              A Maçonaria continua com o seu propósito nobre desde a sua constituição, que não se sabe ao certo a precisão da data de sua criação. Atualmente, a maçonaria não tem mais como objeto de atuação as mesmas causas de antigamente. O mundo mudou e essa mudança foi acompanhada, muito de perto, pelos maçons que estão espalhados no mundo inteiro a partir do trabalho desenvolvido em cada Loja, não importando de qual Obediência seja pertencente. Hoje temos em média, um pouco mais de seis milhões que estão espalhados pelos seis continentes e cada Loja tem sempre um programa de atuação dentro da comunidade que está inserida. Quando se soma as atividades de cada Loja,  as ações desenvolvidas, o apoio a comunidade local, além do trabalho interno com a ministração de conhecimentos da filosofia maçônica, do processo de iniciação e o crescimento pessoal de cada membro que se eleva a cada grau alcançado, temos aí o trabalho numa grande quantidade, o que é notório ser a instituição que mais tem serviço prestado à coletividade em geral, pois está por toda a parte, sem querer fazer publicidade, pois cumpre um mandamento do próprio Cristo que exortou a todos que o amor ao próximo é o que de mais importante temos que fazer enquanto viventes do planeta Terra.

            Para aqueles que dizem não conhecer os trabalhos da maçonaria da atualidade, fica o convite para esses irmãos fazerem uma análise do trabalho desenvolvido nas suas próprias Oficinas, o que vão se surpreenderem, positivamente, pelo trabalho desenvolvido. O nosso mal, muitas vezes é, não atribuir o valor devido para toda a produção que cada Loja tem desenvolvido. Estamos, muitas vezes, presos a fatos históricos passados e não percebemos que hoje o trabalho requerido de cada um de nós é, exatamente, o que estamos fazendo, dentro das limitações que o mundo nos impõe e nos obriga a nos melhorar a cada instante da vida. Enfim, investir no aprimoramento do ensino da doutrina maçônica é preparar da melhor forma os seus membros para interagir melhor no meio social que estamos fazendo parte. Somos formados e convocados para sermos construtores sociais a partir do nosso labor em influenciar o tecido social, com o objetivo claro de que é a mudança pessoal que tem a capacidade de melhorar a sociedade.

            A Maçonaria tem relevantes serviços prestados no mundo inteiro e, particularmente, no Brasil são levantados, anualmente, milhares de toneladas de alimentos e de agasalhos que são doados para famílias carentes; milhões em doações financeiras para obras sociais e ajudas individuais a tantas pessoas que necessitam da nossa solidariedade; são centenas e centenas as obras assistenciais espalhadas por um número grande de Municípios do Brasil. Hospitais, escolas, Abrigo de Idosos, Creches etc, são instituições que tem sido contempladas com o braço social da maçonaria. Atuação na formação de jovens tem sido uma bandeira de luta maçônica, como exemplo podemos citar a Ordem DeMolay, que é formada por jovens do sexo masculino de 12 a 21 anos de idade, e a Ordem Internacional das Filhas de Jó que trabalha na formação de jovens do sexo feminino dos 10 aos 20 anos de idade. Ambas as instituições são patrocinadas pela Maçonaria e são escolas importantes na formação intelectual e moral da juventude e que tem sido motivo de orgulho para todos.

            São números positivos de ações de solidariedade que vemos e que nos faz compreender a importância e a grandeza da maçonaria no Brasil. Em nosso país temos mais de duzentos mil maçons, distribuídos em mais de seis mil Lojas, todas pertencentes as três Obediências Maçônicas reconhecidas e regulares, a saber: GOV, CMSB e COMAB. Como se sabe a Maçonaria não é religião, mas tem como princípio a crença em Deus que é o Grande Arquiteto do Universo, pois nada que existe foi criado do nada, pois todo efeito necessita de uma causa, neste sentido, podemos compreender Deus como sendo A CAUSA PRIMEIRA E INTELIGÊNCIA SUPREMA DE TODAS AS COISAS. 

             Mas, por que seguimentos religiosos tem se colocado na posição adversária da Maçonaria? Muito simples é a resposta: A Maçonaria defende a liberdade individual de investigação da verdade. A Maçonaria defende a liberdade de pensar, de investigar, de ter consciência, liberdade de expressar o pensamento, liberdade de imprensa, enfim, liberdade para o homem poder sair da caverna de sombras de Platão para ver, sentir e compreender o mundo da realidade, dos sonhos, da razão, da esperança, portanto, um mundo colorido e repleto de oportunidades que nos faz viver intensamente, promovendo a paz e a concórdia. E, talvez, a liberdade irrestrita não seja bem a pregação de alguns seguimentos doutrinários dogmáticos. 

          A Maçonaria tem nos ensinado a respeitar as leis do país, compreender que existe um Ser Superior que denominamos de Deus (o Grande Criador dos mundos), defender a instituição familiar como célula mater da sociedade, conforme dizia Rui Barbosa, e amar o próximo, compreendendo que somos iguais perante as leis, mas, diferentes enquanto pessoas humanas que temos sonhos que poderão ser transformados em realidade e, assim, poderemos desfrutar da verdadeira felicidade humana que é estar em paz consigo mesmo e com aqueles que estão em nossa volta.

           Viva a Maçonaria! Viva os maçons que fazem o bem sem olhar a quem, sem fazer qualquer tipo de publicidade! Viva a liberdade de consciência! Continuemos trabalhando desbastando a pedra bruta e contribuindo para a edificação do edifício social. Avante!!

Eis a letra do hino da Maçonaria: 

Da luz que de si difunde
Sagrada filosofia
Surgiu no mundo assombrado
A pura Maçonaria

Maçons, alerta
Tende firmeza
Vingai direitos
Da natureza

Da razão, parte sublime
Sacros cultos merecia
Altos heróis adoraram
A pura Maçonaria

Maçons, alerta
Tende firmeza
Vingai direitos
Da natureza

Da razão suntuoso templo
Um grande rei erigia
Foi, então, instituída
A pura Maçonaria

Maçons, alerta
Tende firmeza
Vingai direitos
Da natureza

Nobres inventos não morrem
Vencem do tempo a porfia
Há de os séculos afrontar
A pura Maçonaria

Maçons, alerta
Tende firmeza
Vingai direitos
Da natureza

Humanos sacros direitos
Que calcará a tirania
Vai ufana restaurando
A pura Maçonaria

Maçons, alerta
Tende firmeza
Vingai direitos
Da natureza

Da luz depósito augusto
Recatando a hipocrisia
Guarda em si com zelo santo
A pura Maçonaria

Maçons, alerta
Tende firmeza
Vingai direitos
Da natureza

Cautelosa, esconde e nega
A profana gente ímpia
Seus mistérios majestosos
A pura Maçonaria

Maçons, alerta
Tende firmeza
Vingai direitos
Da natureza

Do mundo o Grande Arquiteto
Que o mesmo mundo alumia
Propício protege, ampara
A pura Maçonaria

Maçons, alerta
Tende firmeza
Vingai direitos
Da natureza

Ozéias Caetano da Silva, 33º
Membro Titular da Cadeira nº 8 cujo Patrono é Monteiro Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário