21 dezembro 2022

A MAÇONARIA EM MARCHA

 

A MAÇONARIA EM MARCHA

            Amanheceu o dia, o sol brilha forte e os campos verdejantes estão sendo preparados para a renovação do plantio que, com a utilização de máquinas agrícolas modernas e a utilização de tecnologias de ponta, terá colheita farta para alimentar a mesa da população. Este ano de 2232 será de grande produção em todos os setores econômicos. Na Agricultura, na Indústria, no setor de serviços etc, o entusiasmo é grande por toda a tecnologia que fora criada e aperfeiçoada para o bem da humanidade. 

                    O mundo mudou radicalmente e o tempo de se viver é esse. É o comentário geral que se ouve nos comentários jornalísticos da imprensa ou de bastidores nas conversas privadas. Automóveis que se movem com o uso de energias renováveis, que não usam mais os derivados do petróleo, motores elétricos captando energia solar são vistos por toda a parte, sendo que o transporte coletivo se aperfeiçoou de tal maneira que é bem melhor usar um equipamento público desse, do que mesmo ter o seu próprio transporte. Quem diria que o transporte de inúmeras mercadorias seriam realizadas por drones, pois compramos sem sair de casa e recebemos a mercadoria no conforto de nossa residência, com a utilização desses equipamentos pelas empresas que ofertam seus produtos pelas redes sociais, pois agora, estamos conectados o tempo inteiro pela rede mundial de informações que servem para nos informar, nos orientar e nos conectar com um mercado de produtos e de serviços e, dessa forma, a mudança do presente século foi radicalmente transformadora. Nossos costumes, nossas tradições, nossos conceitos, tudo mudou. Nossas instituições da sociedade civil organizada se transformaram a partir de novos conceitos e valores que passaram a defender. A religião vive uma nova realidade, pois tem defendido doutrinas que estão mais conectadas com o mundo espiritual e, não se tem mais dúvidas, sobre a necessidade das reencarnações para as quais o homem precisa passar para evoluir espiritualmente. Na educação, tanto o seu conceito quanto as formas utilizadas para educar nossos jovens tem sido revolucionários, pois a escola está trabalhando utilizando os mais modernos meios tecnológicos, o que tem garantido o ensino aprendizagem de excelência em praticamente todos os lugares do mundo. Vivemos um século de muita prosperidade em todos os sentidos e, queremos aproveitar esse momento para registrar a importância da maçonaria em todo o universo, o que tem sido um orgulho para os seus membros que estão espalhados no mundo inteiro. Nossa identificação maçônica totalmente digital, nossos rituais não mais impressos, tudo agora está virtual. Quando chegamos na Loja é feito o reconhecimento maçônico de cada membro e, a partir desse momento, temos acesso ao ritual da sessão para a qual vamos participar de forma virtual, tanto no nosso aparelho celular, quanto em telas no interior da Loja. Foi embora aquele tempo que era exigido ter memorizado um texto chamado de trolhamento ou telhamento para poder visitar uma Loja e poder ser reconhecido como membro desta Sublime Ordem. Bom, esse tempo histórico ultramoderno que vivemos é uma realidade. Mas...

                     Vamos voltar no tempo, a 210 anos atrás, ou seja, 2022 e, interpretar os textos que foram produzidos na época sobre a Ordem Maçônica e as avaliações que se faziam sobre sua atuação social nas comunidades onde estavam inseridas. Resolvemos fazer uma leitura dos textos da Academia Caruaruense Maçônica de Letras - ACML - e de alguns fragmentos de textos que foram escritos por alguns membros da maçonaria caruaruense, naquela época. O mundo passou por um grande problema na área da saúde que muito impactou a economia mundial, foi um vírus que surgiu na China denominado Coronavirus e que dizimou a vida de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro. Só no Brasil, o maldito vírus matou mais de setecentas mil pessoas. Já naquela época, foi possível desenvolver uma vacina para proteger a sociedade da contaminação mas, mesmo com o desenvolvimento tecnológico e a modernidade da época, muitas pessoas não quiseram ser vacinadas e apresentavam como explicações fatos sem nenhum fundamento científico que foram divulgados pelo governo brasileiro, que não tinha nenhuma preocupação de valorizar a ciência com suas descobertas científicas que impulsionavam o desenvolvimento nos diversos campos do saber.

                   Nessa época, a Maçonaria brasileira investia muitos esforços e recursos de ordem financeira para desenvolver os seus projetos sociais e comunitários. Várias instituições foram criadas para aprofundar o conhecimento maçônico que eram ensinados pelas três correntes da Maçonaria Regular e Reconhecida no país continental, a saber: GOB, CMSB e COMAB. Vários entendimentos foram firmados o que consolidou a grande meta de se fazer um trabalho entre essas três potências maçônicas que dominaram o cenário nacional no que diz respeito a doutrina maçônica. Não se pode negar que várias outras instituições maçônicas não regulares e não reconhecidas estavam trabalhando na busca desse reconhecimento, já que contava com inúmeros membros que gritavam a necessidade de serem reconhecidos como membros da Sublime Ordem. Bem, essa discussão depois de mais de 200 anos já foi pacificada e, agora, também, já não se discute a questão da iniciação de mulheres na Ordem Maçônica Universal. Muitos assuntos que hoje não são mais dado muita importância para eles, foram temas que causaram muito estresse no meio maçônico durante o século XX e XXI de nossa Era.

                      Quando se faz uma busca através da pesquisa histórica, encontramos muitas discussões com relação a conceitos sobre casamento, família, religião, política etc. As comunidades que representavam as pessoas que tinham ou defendiam uma orientação sexual diferente, eram discriminadas, pois o preconceito sempre muito forte. Se hoje, em pleno século XXIII, ainda encontramos pessoas que demostram serem preconceituosas e agirem discriminando certos comportamentos da vida humana, imagina como era esse entendimento por parte da maior parte da sociedade em geral, no século XXI.

                     O tempo bom é esse. A compreensão das pessoas sobre os mais diversos temas é um fato. A intolerância deu lugar a tolerância em todos os aspectos. Houve uma verdadeira revolução dos conceitos. Agora, o principal objetivo da vida é viver intensamente e feliz, promovendo a paz, a harmonia e a concórdia. Os valores (conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente) que outrora eram determinados pela minoria privilegiada e que eram muitas vezes questionados, hoje já não faz mais sentido, pois novos valores foram construídos pela sociedade contemporânea. É claro, cada época com seu conjunto de valores éticos e morais.

                        Meus diletos irmãos, quem viver verá. Quem viver poderá fazer uma avaliação mais precisa dessas reflexões que fizemos neste texto. Neste momento, muitos podem defender que não passa de uma ficção mas, quem sabe se a sociedade maçônica, assim como qualquer outra instituição que sofre os efeitos da modernidade com a transformação/mudança de conceitos, não despertará para contemplar na sua pauta de discussões, temas que hoje são tabu (conceito utilizado na filosofia, antropologia e sociologia e que está relacionado com a proibição, censura, perigo e impureza de determinadas atividades sociais) mas que, em pleno século XXIII não passará de assuntos que não mais tem espaço para serem discutidos no meio maçônico por terem sidos superados em todas as instâncias de deliberações. 

                     Concluindo, afirmamos que este texto tem como finalidade refletirmos um pouco mais sobre temáticas que percebemos grande resistência nas discussões no meio maçônico e, este texto é provocativo que não tem o objetivo de tratar nenhum assunto fazendo juízo de valor como sendo certo ou errado, apenas colaborar na reflexão dos mesmos, o que não faz mal a ninguém. Aqueles que divergirem completamente ou em parte da temática trabalhada ou não, estão apenas usando o seu livre arbítrio e a sua liberdade de o fazê-lo, conforme nos ensina e nos garante a Sublime Ordem Maçônica. 


Ozéias Caetano da Silva

Acadêmico

Nenhum comentário:

Postar um comentário